sexta-feira, 27 de maio de 2011

Postura de Pilates

"Tudo é uma questão de manter: a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo"


Olá gente!

Falando sobre Saúde e Bem estar

Bom, escolhi falar sobre postura hoje, porque acho que tem tudo a ver com saúde, beleza e moda. Sim, moda, você pode até achar estranho, mas já já vai concordar comigo.

A postura é uma posição que o corpo adquire, estando de pé ou sentada, quando correta, evite uma série de complicações como: dores nas costas, problemas respiratórios, entre outros. Porém, uma má postura, além de trazer esses problemas, pode influenciar na imagem que passamos aos outros.



Um exemplo de que a postura interfere em nossa imagem, é que pessoas tímidas, geralmente tẽm ombros curvados, andam sempre de cabeça baixa e olham pro chão. Imagine agora uma modelo desfilando em uma passarela desse jeito. Nunca! Elas sempre passam imagem de que são poderosas! Cabeça erguida, ombros afastados das orelhas, barriga pra dentro...


Imagine que roupa fica bem em uma pessoa que tem uma postura ruim? O contrário também vale, muitas vezes a roupa não é tão bonita, mas quando vestida por alguém com uma postura legal, chama mais atenção que em outras.

Então, como seria a tal postura correta? O que fazer para melhorar? A postura correta, é aquela em que se consegue alinhar cabeça, tronco e membros, em português claro: cabeça ereta, queixo para frente, não muito pro alto, ombros para trás, afastados das orelhas, abdomen contraído. Para a posição sentada, vale as dicas anteriores, e se possível, apoiar as costas em encosto, os braços devem ficar relaxados ou alinhados ao braço da cadeira, os pés apoiados no chão ou mesmo em um descanso, principalmente se for ficar nessa posição por muito tempo.


Tenha sempre cuidado de alongar seus músculos antes de levantar, ou se passou muito tempo em uma mesma posição.
Uma das atividades físicas que mais trabalha postura, é sem dúvida o Pilates, que virou febre entre as celebridades. O Pilates equilibra corpo e mente. Trabalha a respiração, a concentração, o equilíbrio e a força, sem impacto. São inúmeros os benefícios para a saúde e para a beleza: a postura, o tônus, e a melhora da respiração são imediatos.

Fica minha dica: caminhe, corra, nade, pedale, ou entre em uma aula de pilates, ioga, enfim, faça algo que dê prazer, que melhora a postura e a respiração. O importante é sair do sedentarismo. Ah! E fique atenta aos vícios posturais que adquirimos ao longo de nossas vidas, evite-os.


Então o que estão esperando? De olho na postura! Exercite-se!

Um comentário:

  1. Maravilhosa essa iniciativa de falar sobre coisas que nos interessam, acho tudo de bom!!! Pilates é o que há de melhor! Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...